Chris relatou em uma de suas palestras no Brasil o lançamento da cerveja sem glúten. “Não são produtos para todos, mas para públicos distintos, que passam a se sentir mais envolvidos com a marca e se tornam parte de um contexto de mercado”, explicou, ao revelar que a demora para lançar um produto como esse - já que pessoas alérgicas a glúten sempre existiram- está atrelada à cultura da população, que cada vez mais informada, revela novas exigências e gosto mais refinado.
“A exploração de novos nichos é fundamental, pois apesar de não atender à grande massa, o novo produto muitas vezes é até mais caro, promove o aumento da ‘cauda’ e, conseqüentemente, o crescimento dos lucros”, afirma. Numa análise da aplicação do conceito cauda longa pelas redes de franquias, Claudia Bittencourt, Diretora do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em expansão de negócios, destaca que "as redes de franquias devem estar atentas ao conceito criado por Chris, existe oportunidades na Web não exploradas, por exemplo, permitir a interação com o consumidor final, com seus fornecedores e com toda a cadeia envolvida na venda do produto”.
“Uma rede de roupas para surf e skate pode disponibilizar orientações no site sobre como é possível cuidar melhor das roupas, sobre a origem do tecido, etc. A rede de jogos eletrônicos pode colocar dicas sobre os jogos e assim por diante, com isso mais e mais clientes vão consultar o site, indicar para outros e o efeito cauda longa emerge. Colocar links que também possam oferecer informações gratuitas para os clientes/internautas também provocará mais acessos e contribuir para o efeito cauda longa acontecer", confirmar Claudia.
Chris culpa a cultura da indústria pelo baixo índice de utilização da Web. “A indústria muda muito devagar. É conservadora, pois se baseia nas experiências adquiridas e não no que mostra o potencial de mercado”, afirma. Segundo ele sucessos como o do Google foram baseados na atenção dispensada nos pequenos consumidores. Portanto, Claudia Bittencourt recomenda que “as empresas entendam e pratiquem o conceito de Chris Anderson, cauda longa, pois certamente trará lucratividade e sustentabilidade. Basta experimentar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário